top of page

Apocalipse Zumbi Cibernético

Atualizado: 8 de nov.



Será que estamos preparados para um colapso cibernético de grandes proporções?

Em algumas conversas e oportunidades tenho levantado o assunto dessa teoria, a de um colapso cibernético de grandes proporções, nos levando a um apagão tecnológico e nos jogando diretamente em uma era sem nenhumas das tecnologias e facilidades que conhecemos nos últimos 20 anos e das quais nos tornamos cada vez mais dependentes.

Inclusive em Dezembro de 2022, levantei esse assunto no painel de Microservices do TDC (The Developer's Conference).

Pois bem, dias depois essa foi a mesma previsão divulgada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na última quarta-feira, dia 18/01/2023. O relatório “Global Cybersecurity Outlook 2023” revela que 93% dos especialistas em segurança cibernética e 86% dos líderes empresariais acreditam que um “ataque cibernético catastrófico” pode ocorrer nos próximos 2 anos.

Veja em: https://www.cisoadvisor.com.br/davos-crise-geopolitica-torna-catastrofe-cibernetica-iminente/


Mas afinal, como isso poderia impactar a nossa vida? Que tal brincarmos um pouco com a nossa imaginação?

Vamos traçar um panorama desse possível caos, analisando o colapso em um importante setor da nossa sociedade atual, o sistema financeiro?


Imagine acordar um belo dia (não tão belo assim) e todo o sistema bancário e de pagamentos estar indisponível. E imagine isso persistindo durante vários dias.

Você vai em diversos postos de combustíveis abastecer seu veículo, que já está com o tanque quase vazio, e descobre que não tem como pagar com nenhum meio digital. Só aí você percebe que praticamente não carrega dinheiro em espécie consigo.

Vai ao supermercado e nenhum tipo de cartão funciona, tenta fazer um PIX e nada.

Preocupado com tudo isso, você corre até um caixa eletrônico para sacar algum dinheiro e vê na tela a mensagem que ele está indisponível.

Então se dirige rapidamente para uma agência bancária e na entrada já recebe a informação que o sistema está fora a alguns dias e não há previsão de retorno.

Você sai do banco e tenta ligar seu carro, mas o combustível chegou ao fim. Automaticamente você abre o aplicativo da Uber e percebe que ele não funciona, já que não consegue lançar nada no seu cartão de crédito.

Sem alternativa, você volta para casa caminhando, pensando no que irá fazer. Quando chega, cansado, abre a geladeira e vê que as coisas estão acabando...

Na mesma hora você pensa naquele excelente aplicativo para pedir comida, mas a situação é exatamente a mesma.

Em resumo, você não consegue fazer e nem receber mais nenhum pagamento eletrônico.


E no cenário global, as empresas não conseguem fazer nenhuma operação financeira, o comércio não vende e os veículos param pois não podem ser abastecidos.

Nossa sociedade atual começa a parar e a entrar em colapso.


Agora faça um exercício e tente imaginar isso em outras áreas, como o setor de telecomunicações, saúde e transporte aéreo.


Será que isso é realmente possível? Será que estamos na iminência de uma das maiores crises dos últimos tempos?

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page