Como Hackers exploram uma Vulnerabilidade de "Dia Zero" (Zero Day)
- André Barreto dos Santos
- 25 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2024
Entenda como hackers encontram e exploram vulnerabilidades de "Zero Day".
Com a proliferação e dispersão de dados e sistemas na Internet, especialmente no contexto pós-pandemia, impulsionado ainda mais pela adoção em massa de ambientes em nuvem, o aumento das superficies de ataque cresceram muito rapidamente.
Isso resultou no aumento das buscas por encontrar essas possÃveis "portas de acesso" o que, naturalmente, foi evoluindo cada vez mais, com processos automatizados e grandes bases de conhecimento sobre tudo que está exposto na Internet, com informações detalhadas sobre cada um dos serviços encontrados.
Além disso, a crescente profissionalização do crime cibernético, por vezes apoiada por nações com intenções obscuras, resultou na identificação de milhares de brechas em sistemas no últimos anos, variando em termos de criticidade, complexidade e grau de exposição. Isso fomentou um grande e lucrativo mercado do crime digital, impulsionado por um suposto anonimato e pelo oportunismo de obter altos ganhos financeiros em um curto perÃodo de tempo.
Neste vÃdeo, a NetSensor apresenta de maneira simplificada e lúdica o processo de exploração de vulnerabilidades "Zero Day", que são aquelas recém-descobertas e, muitas vezes, ainda sem nenhuma medida de proteção disponÃvel.
Entenda o que acontece desde a busca por encontrar essas brechas até a exploração das vÃtimas.
A NetSensor é uma empresa especializada em soluções de segurança cibernética baseadas em Inteligência Artificial, que desenvolve soluções capazes de ajudar a mitigar esse e outros problemas.
Nossas tecnologias analisam o tráfego internet e identificam padrões de comportamento presentes em grande parte dos ataques cibernéticos. Com base nessas caracterÃsticas, é possÃvel identificar com precisão origens maliciosas e as neutralizar instantaneamente, deixando sua rede, inclusive seus dispositivos de borda, invisÃveis pra esses atacantes, protegendo sua estrutura, até mesmo, de ameaças ainda desconhecidas e ataques que explorem vulnerabilidade de "Zero Day", sem precisar aguardar pela criação de "vacinas" ou "assinaturas" que reconheçam esses novos ataques.
Conheça as tecnologias da NetSensor: https://www.netsensor.com.br
Acompanhe as informações da HackNet: https://www.hacknet.com.br
Leia também: